logo_old.png

WAH - Sistemas Personalizados para Banco de Dados, Sistema Web, Consultoria e Sites

Como escolher um smartphone

Escolher um smartphone não é tarefa fácil. Tela, sistema e conectividade são apenas alguns dos itens que devem ser avaliados na hora da compra. A seguir, o iG lista as principais características de um smartphone.



Tela

Em smartphones com tela sensível ao toque, uma informação importante é saber se a tela é resistiva ou capacitiva. Telas resistivas não respondem tão bem aos movimentos dos dedos quanto as capacitivas e muitas vezes exigem que se use a velha canetinha do tempo dos palmtops para navegar. Por isso, dê preferência a modelos com tela capacitiva.

Conectividade

Nesse quesito, a conexão 3G é essencial e está presente em praticamente todos os smartphones do mercado. Ela permite navegar em alta velocidade nas redes de dados das operadoras de telefonia. Outra opção de conectividade interessante é o Wi-Fi, que serve para
navegar na internet em áreas com redes sem fio e poupar dados da franquia 3G.

O Bluetooth é útil principalmente para trocar dados de agenda e transferir fotos e músicas para PCs e notebooks. Esse padrão também permite usar o smartphone com fones de ouvido sem fio.

Câmera

Muitos usuários se deixam impressionar pela quantidade de megapixels das câmeras. Mas qualquer valor acima de 3 MP já é o suficiente para imprimir fotos em tamanho padrão (10 x 15 centímetros) com qualidade. Se a intenção for só publicar na web, mesmo modelos de 2 MP
dão conta do recado.

Por isso, ao avaliar a câmera de smartphones, é importante prestar atenção a outros detalhes. A presença de flash é um fator importante. Alguns smartphones trazem ainda recursos como reconhecimento de face, estabilizador de imagens e redutor de olhos vermelhos. Um dos aparelhos mais avançados nessa área é o Sony Ericsson Satio, com câmera de 12 MP, e o LG Renoir, com câmera de 8 MP.

Processador

Aqui a escolha é fácil. Quanto mais rápido, melhor. Atualmente o processador mais poderoso do mercado é o Snapdragon de 1 GHz, presente em aparelhos como o Samsung Wave, o iPhone também tem um chip de 1 GHz.

Vale ressaltar que o processador não é o único item que influencia na velocidade de um smartphone. O sistema operacional também é fator importante.

Teclado

A escolha aqui depende muito de preferências individuais. Algumas pessoas se sentem à vontade com digitação em telas sensíveis toque. Nesse caso, o conforto depende basicamente do tamanho e da qualidade da tela.

Outros usuários, porém, preferem a sensação física de apertar botões. Alguns celulares, como o Nokia N97 e o Motorola Milestone, oferecem tanto teclados físicos quanto virtuais.

Sistema operacional

Esse item é um dos que mais confundem o usuário na hora da escolha. De modo geral há cinco sistemas operacionais com presença significativa no mercado: iOS, Android, Windows Mobile, Symbian e BlackBerry OS. Há ainda smartphones que possuem sistemas próprios, alguns deles baseados em Linux.

iOS – é o sistema operacional do iPhone. Estável e intuitivo, destaca-se pela excelente interface e pela variedade de aplicativos (mais de 250 mil). Um ponto negativo é que só é possível instalar aplicativos aprovados pela Apple. Essa restrição pode ser driblada com o processo de jailbreak, mas isso invalida a garantia do produto.

Android – sistema de código aberto que tem no Google seu maior patrocinador. Vem crescendo em popularidade e se destaca pela boa integração com serviços do Google, como o Gmail. Um ponto fraco é a extrema fragmentação. Atualmente, existem no mercado aparelhos
com as versões 1.5, 1.6, 2.0, 2.1 e 2.2 do Android. Muitos aplicativos não funcionam em todas as versões do sistema.

BlackBerry OS – é o sistema dos smartphones BlackBerry. Tem boa interface e se destaca principalmente quando o assunto é e-mail. O BlackBerry OS conversa bem com o Exchange, sistema de e-mail da Microsoft muito usado em empresas. A nova versão do sistema, o BlackBerry OS 6, é mais próximo do iOS e Android em recursos e visual, mas está disponível para poucos aparelhos.

Symbian – é o sistema mais popular do mundo e equipa a maioria dos celulares da Nokia. As versões atuais (S60 e anteriores) perdem em sofisticação para iPhone OS e Android. Aparelhos com uma nova versão do sistema, o Symbian^3, devem ser lançados em breve.

Windows Mobile – o sistema da Microsoft está em fase de transição. As versões 6.5 e anteriores, que equipam os smartphones atualmente no mercado, não têm os mesmos recursos de rivais como Android e iOS. A nova versão do sistema, o Windows Phone 7, só chega no fim do ano. Por isso, quem é fã da Microsoft e quer um sistema de última geração deve esperar até o fim do ano, quando os primeiros smartphones com Windows Phone 7 devem chegar ao mercado.